Associação dos Produtores de Cachaça de Areia doa álcool líquido a 70%  para prevenção do coronavírus

Por Maurício Carneiro

Material será utilizado na higienização e desinfecção de ambientes ambulatoriais e hospitalares do município paraibano

 Em tempos de emergência de saúde, solidariedade. Foi assim que a Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA), na Paraíba, decidiu colaborar para o enfrentamento do coronavírus no Estado. A instituição produziu e vai doar álcool líquido com concentração de 70% de etanol para a Secretaria Municipal de Saúde de Areia. A entrega ocorrerá sexta-feira (20 de março), e o material será utilizado na desinfecção de superfícies e equipamentos.

Para colocar em prática tal iniciativa, a APCA está utilizando o produto que é gerado durante a fase inicial de destilação da produção da cachaça – a chamada “fração cabeça”. Esse fluido possui alta concentração de metanol, um tipo de álcool muito tóxico, que é descartado durante o processo de destilação. Geralmente, os engenhos reservam a “fração cabeça” à produção de álcool combustível para demanda própria.

Conforme o químico industrial e responsável técnico do Engenho Triunfo, Thiago Baracho, foram doados 100 litros do produto para a transformação em álcool, cuja matéria-prima foi fornecida pelos engenhos que integram a APCA. A Associação agrega onze produtores de cachaça da cidade, todos devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Todo o processo foi realizado no Engenho Triunfo, que também integra a associação.

Nessa primeira leva, a entidade conseguiu produzir o equivalente a 200 frascos de 500ml de álcool etílico a 70%. “A gente ainda tem uma reserva que pode ser usada para novas destilações. Enquanto tivermos condições de produzir, essa doação será mantida para esse momento de crise”, afirma Thiago Baracho.

ENFRENTAMENTO À COVID-19

De acordo com a secretária de Saúde de Areia, Juliana Viegas, a pasta está trabalhando no enfrentamento à Covid-19 (doença provocada pelo Sars-Cov-2) e, recentemente, intensificou os protocolos de higienização dos serviços. Tal medida exigiu o aumento da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de insumos, como o álcool gel e demais desinfectantes, incluindo-se aí o álcool líquido a 70%.

“Assim como os demais municípios do País, nós estamos encontrando dificuldade na compra desse material. Tendo ciência da nossa realidade, a APCA-PB resolveu, entre os seus produtores, fabricar e doar à Secretaria Municipal de Saúde o álcool líquido a 70%. A gestão municipal fica muito agradecida por essa atitude louvável diante desse momento de colapso epidemiológico que estamos vivenciando”, declarou Juliana Viegas.

O material doado será utilizado na limpeza de superfícies e alguns equipamentos do Hospital Municipal Hercílio Rodrigues, das 10 unidades de saúde do município, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do prédio onde funciona a Secretaria de Saúde de Areia. A próxima doação de álcool líquido produzido pela APCA ocorrerá em abril.

 

Maurício Carneiro

Maurício Carneiro é engenheiro mecânico e de segurança do trabalho. Especialista, estudante e apreciador de cachaças. Colunista de cachaças da CBN Paraíba, com a coluna Confraria do Copo. Proprietário do blog Rótulo Brasil, onde trabalha pela valorização da nossa bebida nacional.

Menu